RESUMO
Este estudo procura relatar o quanto é importante o treinamento resistido, quer seja para pessoas que não praticam qualquer modalidade esportiva, mas principalmente para os praticantes, como uma ação preventiva, sendo o foco a atividade de Capoeira, onde devido há distância entre a prática e a falta de informações no meio acadêmico é fator determinante desta pesquisa. A Capoeira é hoje uma atividade universal, praticada em todos os continentes do planeta. Inúmeros são os benefícios associados a sua prática, contudo, essa arte, também luta, assim como os demais esportes é baseada na repetição constante de determinados movimentos que podem levar a desequilíbrios que geram alterações de força, flexibilidade, equilíbrio e coordenação motora, causando o aparecimento de alterações posturais que, por sua vez, podem predispor o praticante, principalmente o veterano a inúmeras lesões, assim como, seu tempo ativo na prática. O músculo é o único tecido capaz de desenvolver tensão ativamente. Essa característica permite ao músculo esquelético realizar as importantes funções de manter a postura ereta do corpo, movimentar seus membros e absorver os choques. Levando-se em conta que o músculo somente consegue desempenhar essas funções quando devidamente estimulado.
METODOLOGIA
O método da pesquisa foi através de revisão bibliográfica, sendo vários livros e artigos consultados também de revistas cientificas dos sites; scielo (Revista Brasileira de Reumatologia),uscs.edu.(Revista Brasileira de Ciências da Saúde), ufpb (Revista da Faculdade de Ciências da Saúde) e ufv(Revista Mineira de Educação Física de Viçosa).
O objetivo deste trabalho é descrever a importância do treinamento resistido, no fortalecimento muscular do capoeirista veterano, prevenindo assim o acometimento de lesões decorrentes de sua prática com relação também à sua idade cronológica, a qual nem sempre corresponde à biológica.
Palavras chave; capoeira, resistido, força e lesões.
Queria poder acessar este trabalho na integra, com o objetivo de utilizalo como parte do meu TCC, Alguem pode me ajudar ?
ResponderExcluireduardoaugustobassi@gmail.com
Excluir