FONE 94734-4749 e 3751-3277 ID NEXTEL 30*30445 roberto_pelegrino@hotmail.com AULAS DE CAPOEIRA RUA Dr. Mario de Moura Albuquerque 474 Jd Monte Kemel - BUTANTÃ -SPAULO-SP
domingo, 28 de novembro de 2010
FESTA NO CCA- Centro da Criança e Adolescente "Nª Sª Aparecida Mãe do Salvador
Sábado dia 27Nov10, ás 10horas da manhã, aconteceu a Festa no
CCA - Centro da Criança e Adolescente na Av Diógenes Ribeiro de
Lima c/ Pça Por do Sol, contou com a participação de representantes
do Governo Paulista, apresentação de percurssão e muita capoeira, onde foram batizados aproximadamente setenta (70) entre crianças e
adolescentes, tudo sob coordenação da diretoria do centro educativo,
Renata do Proerd e Mestre Gué e contou com a participação de Mes
tre Kenura, Mestre Eli, Ten Cel Pm Andreoli, Lelo, Caco véio e outros...
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
sábado, 20 de novembro de 2010
FOLI "ritmo" Não há nenhum Movimento Sem ritmo, VERSÃO ORIGINAL
Ritmo vem do grego Rhytmos e designa aquilo que flui, que se move, movimento regulado. O ritmo está inserido em tudo na nossa vida.
Nas artes, como na vida, o ritmo está presente. Vemos isso na música e no poema. Temos a nos reger vários ritmos biológicos que estão sujeitas a evoluções rítmicas como o dos batimentos cardíacos, da respiração, do sono e vigília etc. Até no andar temos um ritmo próprio.[1]
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
CAPOEIRA ANGOLA EM OSASCO - N'GOLO LA MUANDA
Sábado dia 30out2010, aconteceu a Roda de Capoeira mensal da N'golo la Muanda, coordenada por Marcelo Finco e Henrique Japinha, contando com as presenças de: Tizíl, Tuca, Rafael(Mestre Ananias), Arroz, Luiz Poeira, Manteiga e Teimoso(Irmãos Guerreiros), Daniel(Nova Geração de Angola), Robinho(Capoeira Mandinga), Didico, Caco Véio, Samáris, Gleise, Brigída e outros capoeiristas, não podendo esquecer da presença importantissíma da assistência(público), notadamente preenchido por lindas mulheres, assistência essa, que a cada mês aumenta para prestigiar a capoeiragem. O que é muito interessante, é a "inclusão" alí presente, com capoeiristas tanto da REGIONAL e ANGOLA, onde pelo que parece a casa é fundamentada na angola, mas segundo Marcelo Finco, o primordial é o "ritmo bem tocado, a amizade e o respeito mútuo, não sendo interessante rotular a Capoeira", e quem ganha com isso??? com certeza somos nós, a nossa cultura, etc... Não podemos esquecer também do maravilhoso "Baião de Dois", que foi servido após a Capoeira, feito pelos Mestres da Culinária a Dona Naty e o Rodrigo!!!quem foi, foi...quem não foi, não foi e perdeu!!!deixa para a próxima.
terça-feira, 2 de novembro de 2010
Década de 1930 Neste período, Agenor Moreira Sampaio (SP/1891 – RJ/1962), paulista, de Santos, mais conhecido como Sinhozinho, inicia sua carreira na capoeiragem. Ainda adolescente, ele mudara-se para o Rio de Janeiro, onde virou uma lenda e uma legenda. Embora com respeitável número de cursos básicos, inclusive de História e Francês, foi um autodidata em Educação Física, esporte em geral e capoeiragem em particular. Extremamente criativo desenhava um método para cada aluno e, com isto, especializou-se em formar campeões. Assim como livros (ODC, Zuma etc) e dezenas de artigos voaram do Rio, então capital, para os demais estados, o estilo Sinhozinho também viajou através de inúmeros de seus alunos. André Jansen, por exemplo, considerado na década de 1940 o melhor capoeira do Brasil, visitou vários estados demonstrando a eficácia de sua arte marcial.
ALONGAMENTO
O importante é saber se o alongamento tem por objetivo manter ou desenvolver a flexibilidade, perceber o momento de tensão para se alongar, manter uma postura adequada e alongar-se continuamente com técnica e percepção corporal.
Em geral, são prescritos para a saúde exercícios de alongamentos três vezes por semana e permanência de trinta segundos no alongamento com baixa tensão. Essa indicação tem por objetivo o desenvolvimento da flexibilidade, pois exercícios de alongamento podem ser feitos diariamente com objetivo de eliminar a tensão muscular.
Exercícios de alongamento podem ser realizados antes e depois do período de trabalho, no começo da noite ou no principio do dia, exceto se houver dor tardia, pois nesse caso as indicações diárias são feitas com leve tensão e duração.
Uma indicação para o profissional de atividades físicas é verificar o momento apropriado para se fazer alongamento. Se o local for uma empresa, verificar junto ao departamento médico o horário em que mais incidem as lesões e/ou queixas de dor, para assim estabelecer o programa de flexibilidade. É o cliente que deve perceber os níveis e locais de tensão muscular.
Adams et al.(1987) em um estudo sobre a variação diurna e a carga suportada na coluna lombar, verificaram as alterações das cargas nos discos lombares e na extensibilidade ligamentar. Essas mudanças basearam-se na deformação dos músculos ao desenvolverem a flexibilidade transiente. Observaram também que levantamentos e flexões no período da manhã provocam fadiga e danos nos discos que as mesmas atividades realizadas no período da tarde.
Assim, a flexibilidade dessas estruturas ajuda a amenizar a sobrecarga da articulação intervertebral. Pessoas que ficam muito tempo numa posição, a exemplo dos motoristas, digitadores etc... podem sofrer retração nos tecidos musculares, alterando sua forma periodicamente. Então, caso sejam realizados trabalhos com sobrecarga, há mais riscos de lesões (Payne, 1998); daí a necessidade de fazer exercício de alongamentos após as atividades do cotidiano.
Krag, apud Renstrons, (1993) observou que um individuo pode diminuir até 17mm em estatura nas duas primeiras horas do dia devido à deformação dos discos intervertebrais. Nesse sentido, uma breve análise parece evidenciar que os exercícios de alongamento realizados no período da manhã, antes do expediente, também são importantes para a saúde dos discos vertebrais.
Tanto os tecidos contráteis (sarcômeros), como os não contráteis (fascias, tendões e ligamentos), tem propriedades elásticas e plásticas. Se há intenção de ocasionar deformação no tecido à longo prazo, a tensão aplicada deve alcançar, e até mesmo, superar ligeiramente o limite elástico do tecido e mante-lo por determinado tempo, ou seja, é necessário procurar manter o equilíbrio na atividade de alongamentos e conhecimento, pois é de suma importância na prática esportiva. O sistema muscular acometido de encurtamento ou insuficiência de flexibilidade aumenta a estimulação dos agonistas via fuso muscular ao acionar o músculo para contrair-se, tornando-o mais rígido e os seus antagonistas mais lassos. Como consequência, instala-se um sistema hipotônico antagonista e um hipertônico agonista, instalando a assimetria, causando; aumento do gasto energético; desestabilização da postura; utilização de fibras compensatórias; compressão das fibras nervosas; aumento das incidências de cãibras e dor”; prejuízo da técnica nas habilidades.
Fonte; EXERCICIOS DE ALONGAMENTO
Anatomia e fisiologia
Abdallah Achour Junior
A CAPOEIRA E SAÚDE
1. DEFINIÇÕES
1.1 DEFINIÇÃO DE SAÚDE
Na atualidade, saúde tem sido definida não apenas como a ausência de doenças. Saúde se dentifica como uma multiplicidade de aspectos do comportamento humano voltado a um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Pode-se também, definir saúde como uma condição humana com dimensões física, social e psicológica, cada uma caracterizada por pólos positivo e negativo. A saúde positiva estaria associada com a capacidade de apreciar a vida e de resistir aos desafios do cotidiano, enquanto a saúde negativa estaria associada com a morbidade e, no extremo, com a mortalidade.
1.2 DEFINIÇÃO E ASPECTOS HISTÓRICOS DE ATIVIDADE FÍSICA
Retornando aos primórdios da humanidade, podemos dizer que durante o período que se convencionou pré-histórico o homem dependia de sua força, velocidade e resistência para sobreviver. Suas constantes migrações em busca, de moradia fazia com que realizasse longas caminhadas ao longo das quais lutava, corria e saltava, ou seja, era um ser extremamente ativo fisicamente.
Mais tarde na antiga Grécia, a atividade física era desenvolvida na forma de ginástica que significava “a arte do corpo nu”. Estas atividades eram desenvolvidas com fins bélicos (treinamento de guerra), ou para treinamento de gladiadores. A atividade física escolar na forma de jogos, danças e ginástica surge na Europa no início do século XIX. Atualmente, atividade física pode ser entendida como qualquer movimento corporal, produzido pela musculatura esquelética, que resulta em gasto energético, tendo componentes e determinantes de ordem biopsicossocial, cultural e comportamental, podendo ser exemplificada por jogos, lutas, danças, esportes, exercícios físicos, atividades laborais e deslocamentos. (PITANGA, v.10; n 3; pg 40-54, 2002).
1.2.1 CONHECER O PRÓPRIO CORPO
O corpo, assim como a cultura, tem um caráter polissêmico, isto é, pode assumir vários significados. E, ao pensarmos deste modo, conhece-lo pode significar várias coisas. A elaboração de conhecimentos sobre o corpo passa por suas atribuições de sentido ao longo do tempo, culminando na complexidade dos dias atuais. São vários os elementos que tornam a compreensão do corpo complexa ou de melhor poder entende-lo quanto à sua funcionalidade saudável, uma boa forma é a da prática de esportes, quer sejam, modalidades individuais ou coletivas. (DARIDO, RANGEL; pg. 138, 2005).
2. A CAPOEIRA.
Capoeira é arte, capoeira é dança, capoeira é atividade física, capoeira é luta e capoeira é saúde. Para cada um capoeira pode ser outra coisa. Cada um pode ver nela aquilo que quer ver: para alguns a capoeira pode significar uma opção de vida igualmente que para outro jamais será mais que um momento de distração ou ginástica agradável. Seja como for, há uma opinião que achamos correta e esta diz que a Capoeira somos sobretudo nós, quando à praticamos, o nosso corpo quando se move e seus resultados fisiológicos e a nossa mente que em nenhum momento em sua atividade, deixa de pensar. Porque pensar na Capoeira é jogar e jogar Capoeira sem pensar não é possível.(Burianová, Suzana; Ph. D., BIRKO, 2007).
2.1 CAPOEIRA E SAÚDE
No momento em que se toca no assunto do ritmo, da musica e gestualidade corporal, a ligação com a dança aparece. Da dança podemos citar a ginga como sendo um ponto que a aproxima da Capoeira. Reis (l993) aponta para a aproximação da ginga com a dança quando afirma que; “A ginga é ritmada pelo som do berimbau. Por intermédio dela, o corpo de seus praticantes descrevem círculos no espaço circular da roda, o corpo dança, aproximando a Capoeira do lúdico”.(Darido e Rangel; pg. 270, 2005).
Nesse momento de movimentos, várias são as reações promovidas, não somente orgânicas ou motoras mas também cognitivas. Nas orgânicas teremos as reações fisiológicas e hemodinâmicas (circulação sanguinêa, batimentos cardíacos e contrações involuntárias dos músculos lisos, vias metabólicas, queima de gordura, adequação da pressão arterial (hipotensão pós-exercício) e etc...), nas motoras; o aprimoramento das capacidades físicas (força, flexibilidade, resistência, velocidade, potência, etc...), bem como as habilidades motoras, sendo a cognitiva que leva o praticante a raciocinar, a se sobressair através de movimentos ao seu oponente de jogo. Todas essas reações são positivas no que diz respeito à saúde, contando também com o conhecimento que seu praticante adquiri sobre si mesmo, suas potencialidades e a história de seus antepassados.
Referências bibliográficas:
PITANGA, “Epidemologia, Atividade Física e Saúde” Revista Brasileira da Ciência e Movimento, v.l0, n 3: pg 49-54; Brasília 2002.
DARIDO E RANGEL; “Educação Física na Escola”; pg 138; Editora Guanabara; Rio de Janeiro, 2005.
BURIANOVÁ, Ph Dr. S.; “Capoeira, Arte Marcial ou Filosofia da Vida” – BIRKO, 2007.
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
Capoeira Angola em Osasco - N'golo Ia Muanda
Sábado dia 30out2010, aconteceu a Roda de Capoeira mensal da N'golo la Muanda, coordenada por Marcelo Finco e Henrique Japinha, contando com as presenças de: Tizíl, Tuca, Rafael(Mestre Ananias), Arroz, Luiz Poeira, Manteiga e Teimoso(Irmãos Guerreiros), Daniel(Nova Geração de Angola), Robinho(Capoeira Mandinga), Didico, Caco Véio, Samáris, Gleise, Brigída e outros capoeiristas, não podendo esquecer da presença importantissíma da assistência(público), notadamente preenchido por lindas mulheres, assistência essa, que a cada mês aumenta para prestigiar a capoeiragem. O que é muito interessante, é a "inclusão" alí presente, com capoeiristas tanto da REGIONAL e ANGOLA, onde pelo que parece a casa é fundamentada na angola, mas segundo Marcelo Finco, o primordial é o "ritmo bem tocado, a amizade e o respeito mútuo, não sendo interessante rotular a Capoeira", e quem ganha com isso??? com certeza somos nós, a nossa cultura, etc... Não podemos esquecer também do maravilhoso "Baião de Dois", que foi servido após a Capoeira, feito pelos Mestres da Culinária a Dona Naty e o Rodrigo!!!quem foi, foi...quem não foi, não foi e perdeu!!!deixa para a próxima.
ORQUESTRA DE BERIMBÁUS DO MORRO DO QUEROSENE
Lançamento do CD "Sinfonia do Arame" e comemoração do Dia do Saci.
Convidados Especiais:
-Nasi
-Orquestra de Tambores de Aço
-Quarteto Pererê
-Tião Carvalho
O evento aconteceu no Auditório Ibirapuera dia 31/10 e estava de casa cheia, para complementar Dinho Nascimento e em especial o público, contou com a presença do ilustre Mestre do Samba OSVALDINHO DA CUICA, que elogiou a apresentação e disse para que o povo brasileiro faça pensamento firme e reinvidique para que na abertura da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, tenha início com a apresentação de Dinho Nascimento e a Orquestra de Berimbáus do Morro do Querosene, muito bacana!!!temos que valorizar o que é nosso.
Convidados Especiais:
-Nasi
-Orquestra de Tambores de Aço
-Quarteto Pererê
-Tião Carvalho
O evento aconteceu no Auditório Ibirapuera dia 31/10 e estava de casa cheia, para complementar Dinho Nascimento e em especial o público, contou com a presença do ilustre Mestre do Samba OSVALDINHO DA CUICA, que elogiou a apresentação e disse para que o povo brasileiro faça pensamento firme e reinvidique para que na abertura da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, tenha início com a apresentação de Dinho Nascimento e a Orquestra de Berimbáus do Morro do Querosene, muito bacana!!!temos que valorizar o que é nosso.
Assinar:
Postagens (Atom)