1. DEFINIÇÕES
1.1 DEFINIÇÃO DE SAÚDE
Na atualidade, saúde tem sido definida não apenas como a ausência de doenças. Saúde se dentifica como uma multiplicidade de aspectos do comportamento humano voltado a um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Pode-se também, definir saúde como uma condição humana com dimensões física, social e psicológica, cada uma caracterizada por pólos positivo e negativo. A saúde positiva estaria associada com a capacidade de apreciar a vida e de resistir aos desafios do cotidiano, enquanto a saúde negativa estaria associada com a morbidade e, no extremo, com a mortalidade.
1.2 DEFINIÇÃO E ASPECTOS HISTÓRICOS DE ATIVIDADE FÍSICA
Retornando aos primórdios da humanidade, podemos dizer que durante o período que se convencionou pré-histórico o homem dependia de sua força, velocidade e resistência para sobreviver. Suas constantes migrações em busca, de moradia fazia com que realizasse longas caminhadas ao longo das quais lutava, corria e saltava, ou seja, era um ser extremamente ativo fisicamente.
Mais tarde na antiga Grécia, a atividade física era desenvolvida na forma de ginástica que significava “a arte do corpo nu”. Estas atividades eram desenvolvidas com fins bélicos (treinamento de guerra), ou para treinamento de gladiadores. A atividade física escolar na forma de jogos, danças e ginástica surge na Europa no início do século XIX. Atualmente, atividade física pode ser entendida como qualquer movimento corporal, produzido pela musculatura esquelética, que resulta em gasto energético, tendo componentes e determinantes de ordem biopsicossocial, cultural e comportamental, podendo ser exemplificada por jogos, lutas, danças, esportes, exercícios físicos, atividades laborais e deslocamentos. (PITANGA, v.10; n 3; pg 40-54, 2002).
1.2.1 CONHECER O PRÓPRIO CORPO
O corpo, assim como a cultura, tem um caráter polissêmico, isto é, pode assumir vários significados. E, ao pensarmos deste modo, conhece-lo pode significar várias coisas. A elaboração de conhecimentos sobre o corpo passa por suas atribuições de sentido ao longo do tempo, culminando na complexidade dos dias atuais. São vários os elementos que tornam a compreensão do corpo complexa ou de melhor poder entende-lo quanto à sua funcionalidade saudável, uma boa forma é a da prática de esportes, quer sejam, modalidades individuais ou coletivas. (DARIDO, RANGEL; pg. 138, 2005).
2. A CAPOEIRA.
Capoeira é arte, capoeira é dança, capoeira é atividade física, capoeira é luta e capoeira é saúde. Para cada um capoeira pode ser outra coisa. Cada um pode ver nela aquilo que quer ver: para alguns a capoeira pode significar uma opção de vida igualmente que para outro jamais será mais que um momento de distração ou ginástica agradável. Seja como for, há uma opinião que achamos correta e esta diz que a Capoeira somos sobretudo nós, quando à praticamos, o nosso corpo quando se move e seus resultados fisiológicos e a nossa mente que em nenhum momento em sua atividade, deixa de pensar. Porque pensar na Capoeira é jogar e jogar Capoeira sem pensar não é possível.(Burianová, Suzana; Ph. D., BIRKO, 2007).
2.1 CAPOEIRA E SAÚDE
No momento em que se toca no assunto do ritmo, da musica e gestualidade corporal, a ligação com a dança aparece. Da dança podemos citar a ginga como sendo um ponto que a aproxima da Capoeira. Reis (l993) aponta para a aproximação da ginga com a dança quando afirma que; “A ginga é ritmada pelo som do berimbau. Por intermédio dela, o corpo de seus praticantes descrevem círculos no espaço circular da roda, o corpo dança, aproximando a Capoeira do lúdico”.(Darido e Rangel; pg. 270, 2005).
Nesse momento de movimentos, várias são as reações promovidas, não somente orgânicas ou motoras mas também cognitivas. Nas orgânicas teremos as reações fisiológicas e hemodinâmicas (circulação sanguinêa, batimentos cardíacos e contrações involuntárias dos músculos lisos, vias metabólicas, queima de gordura, adequação da pressão arterial (hipotensão pós-exercício) e etc...), nas motoras; o aprimoramento das capacidades físicas (força, flexibilidade, resistência, velocidade, potência, etc...), bem como as habilidades motoras, sendo a cognitiva que leva o praticante a raciocinar, a se sobressair através de movimentos ao seu oponente de jogo. Todas essas reações são positivas no que diz respeito à saúde, contando também com o conhecimento que seu praticante adquiri sobre si mesmo, suas potencialidades e a história de seus antepassados.
Referências bibliográficas:
PITANGA, “Epidemologia, Atividade Física e Saúde” Revista Brasileira da Ciência e Movimento, v.l0, n 3: pg 49-54; Brasília 2002.
DARIDO E RANGEL; “Educação Física na Escola”; pg 138; Editora Guanabara; Rio de Janeiro, 2005.
BURIANOVÁ, Ph Dr. S.; “Capoeira, Arte Marcial ou Filosofia da Vida” – BIRKO, 2007.
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