terça-feira, 2 de novembro de 2010

ALONGAMENTO

O importante é saber se o alongamento tem por objetivo manter ou desenvolver a flexibilidade, perceber o momento de tensão para se alongar, manter uma postura adequada e alongar-se continuamente com técnica e percepção corporal.
Em geral, são prescritos para a saúde exercícios de alongamentos três vezes por semana e permanência de trinta segundos no alongamento com baixa tensão. Essa indicação tem por objetivo o desenvolvimento da flexibilidade, pois exercícios de alongamento podem ser feitos diariamente com objetivo de eliminar a tensão muscular.
Exercícios de alongamento podem ser realizados antes e depois do período de trabalho, no começo da noite ou no principio do dia, exceto se houver dor tardia, pois nesse caso as indicações diárias são feitas com leve tensão e duração.
Uma indicação para o profissional de atividades físicas é verificar o momento apropriado para se fazer alongamento. Se o local for uma empresa, verificar junto ao departamento médico o horário em que mais incidem as lesões e/ou queixas de dor, para assim estabelecer o programa de flexibilidade. É o cliente que deve perceber os níveis e locais de tensão muscular.
Adams et al.(1987) em um estudo sobre a variação diurna e a carga suportada na coluna lombar, verificaram as alterações das cargas nos discos lombares e na extensibilidade ligamentar. Essas mudanças basearam-se na deformação dos músculos ao desenvolverem a flexibilidade transiente. Observaram também que levantamentos e flexões no período da manhã provocam fadiga e danos nos discos que as mesmas atividades realizadas no período da tarde.
Assim, a flexibilidade dessas estruturas ajuda a amenizar a sobrecarga da articulação intervertebral. Pessoas que ficam muito tempo numa posição, a exemplo dos motoristas, digitadores etc... podem sofrer retração nos tecidos musculares, alterando sua forma periodicamente. Então, caso sejam realizados trabalhos com sobrecarga, há mais riscos de lesões (Payne, 1998); daí a necessidade de fazer exercício de alongamentos após as atividades do cotidiano.
Krag, apud Renstrons, (1993) observou que um individuo pode diminuir até 17mm em estatura nas duas primeiras horas do dia devido à deformação dos discos intervertebrais. Nesse sentido, uma breve análise parece evidenciar que os exercícios de alongamento realizados no período da manhã, antes do expediente, também são importantes para a saúde dos discos vertebrais.
          Tanto os tecidos contráteis (sarcômeros), como os não contráteis (fascias, tendões e ligamentos), tem propriedades elásticas e plásticas. Se há intenção de ocasionar deformação no tecido à longo prazo, a tensão aplicada deve alcançar, e até mesmo, superar ligeiramente o limite elástico do tecido e mante-lo por determinado tempo, ou seja, é necessário procurar manter o equilíbrio na atividade de alongamentos e conhecimento, pois é de suma importância na prática esportiva. O sistema muscular acometido de encurtamento ou insuficiência de flexibilidade aumenta a estimulação dos agonistas via fuso muscular ao acionar o músculo para contrair-se, tornando-o mais rígido e os seus antagonistas mais lassos. Como consequência, instala-se um sistema hipotônico antagonista e um hipertônico agonista, instalando a assimetria, causando; aumento do gasto energético; desestabilização da postura; utilização de fibras compensatórias; compressão das fibras nervosas; aumento das incidências de cãibras e dor”; prejuízo da técnica nas habilidades.

Fonte; EXERCICIOS DE ALONGAMENTO
Anatomia e fisiologia
Abdallah Achour Junior
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MESTRE ALCIDES / CACO VÉIO

MESTRE ALCIDES / CACO VÉIO

CURSO DO MESTRE CAMISA EM 1991- FMU SPAULO

CURSO DO MESTRE CAMISA EM 1991- FMU SPAULO